Quem não recolhe, espalha




Autor: Rogério Hirota
Webmaster do site Exsurge Domini

Uma das maravilhas que a Igreja Católica nos apresenta é a diversidade de movimentos com diferentes carismas unidos numa só fé e uma só doutrina. Dentro deste contexto encontramos vários movimentos como os Focolares, Neo-Catecumenato, Renovação Carismática Católica e muitos outros que não conseguiria catalogar aqui.

É um mistério de Deus, onde os protestantes acabam se multilando, se dividindo cada vez mais em doutrinas , criação de igrejas, na Igreja Católica é uma só doutrina em diversos movimentos unidos num só pensar, uma só missão que é levar Jesus Cristo a todos os povos.

Mas ao mesmo tempo em que existem movimentos que demonstram a Unidade da Igreja, infelizmente também existe aqueles que tem semeado a divisão como os Ultra-Tradicionalistas ou Rad-Trads, que se opõe ao Concílio Vaticano II, a forma da celebração eucaristica atual e à movimentos como a RCC.

O problema é que eles atacam tanto estes pontos que acabam se tornando como protestantes dentro da Igreja, ao mesmo tempo que se dizem ardorosos católicos e que querem defender a fé atacam todos os que não comungam da mesma idéia, protestando e levando à discórdia.

Na internet podemos encontrar vários artigos escritos que expôe este tipo de pensamento e atitude, quando leio a primeira passagem que me vem na mente é :

Lucas 11,23. Quem não está comigo, está contra mim; quem não recolhe comigo, espalha.
Mateus 12,30. Quem não está comigo está contra mim; e quem não ajunta comigo, espalha.

Cabe a nós católicos analisar, será que eles estão recolhendo ou espalhando? Assim como eu tenho sempre afirmado que devemos selecionar bem o que vemos e lemos nos meios de comunicação, também devemos selecionar bem o que lemos na internet para nossa formação para que não nos tornemos canais de discórdia e desunião.

O fato da Igreja ter vários movimentos unidos a uma só fé nos revela a Unicidade Divina que encontramos n´Ela, um mistério que não se pode encontrar em qualquer outro lugar, que possamos ser canais de união e respeitar os movimentos, pois estas são definitivamente riquezas depósitadas por Deus na Igreja Católica.

© Livre para cópia e difusão na íntegra, com menção do autor e do site

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nas pequenas coisas

Tempo do Advento