Parábolas




Fonte: Blog Exsurge Domini

Autor: Rogério Hirota em 08/Dez/2008

"Assim como o espinheiro está na mão do bêbado, assim está a parábola no boca dos ignorantes" (Prov. 26,9)

Parábola, originária do grego parabole, significa narrativa curta ou apólogo. Jesus utilizava de parábolas para transmitir suas mensagens mas muitas vezes,como a própria Bíblia nos mostra, não era compreendida nem pelos apóstolos e Jesus tinha de explicar separadamente para que pudessem compreender os mistérios.
Marcos 4,34 "E Não lhes falava a nao ser em parabolas, a sós porém explicava tudo a seus discipulo.

Hoje a Bíblia se tornou uma parábola para os prostestantes, conseguem extrair de um mesmo texto várias interpretações e doutrinas à custa de uma doutrina falida chamada Sola Scriptura, onde coloca a Bíblia como única fonte de fé e dá a cada fiel a livre interpretação. Protestantes mais conscientes já conseguem ver os malefícios que isso está trazendo não só a comunidade protestante mas a sociedade com igrejas cada vez mais cheias pregando a teologia da prosperidade, o mercantilismo bíblico, quando não é isso aparece mais situações como igrejas de surfistas ou até mesmo aquelas que defendem o homossexualismo utilizando a Bíblia.

Nós catolicos sabemos a importancia da Bíblia, como ela pode trazer crescimento na fé , como pode nos formar para que sejamos mais cristãos, a entender os designios de Deus mas não tiramos dela doutrinas, interpretações e quando surge a dúvida temos o Magistério da Igreja para esclarecer, Jesus mesmo afirma que as parabolas são esclarecidas para os apóstolos, os que estão a frente da Igreja de Cristo.

Mateus: 10,15 Os discípulos aproximaram-se dele, então, para dizer-lhe: Por que lhes falas em parábolas? Respondeu Jesus: Porque a vós é dado compreender os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não.
Mateus 13,15 Eis por que lhes falo em parábolas: para que, vendo, não vejam e, ouvindo, não ouçam nem compreendam. Assim se cumpre para eles o que foi dito pelo profeta Isaías: Ouvireis com vossos ouvidos e não entendereis, olhareis com vossos olhos e não vereis,porque o coração deste povo se endureceu: taparam os seus ouvidos e fecharam os seus olhos, para que seus olhos não vejam e seus ouvidos não ouçam, nem seu coração compreenda; para que não se convertam e eu os sare (Is 6,9s).

Que possamos rezar para que os protestantes possam acreditar nestas palavras , possam entender que as parabolas só podem ser entendida onde está os apostolos e qual a unica Igreja que vem desde os tempos apostolicos? Igreja Católica.

E que Deus possa nos conduzir a buscar sempre uma leitura biblica saudável , que possa dar bons frutos de santidade e evangelização.

Pax et Bonum

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Nas pequenas coisas

Tempo do Advento